Fan page on Facebook Follow me

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dicas básicas para divulgar o seu blog

 
Um objetivo comum entre a maioria dos blogueiros que conheço é receber mais visitas em seus blogs e assim que essas visitas leiam seus artigos. Onde todos esses blogueiros sempre estão utilizando ou procurando maneiras e técnicas de aumentar o fluxo de visitas de seu blog o tornando um blog conhecido.
Boas formas de divulgar seu blog.

Mas para receber mais visitas em seu blog não é tão fácil assim, onde muitas vezes nem somente os conteúdos conseguem atrair um certo número de visitas que gostariamos de receber em nossos blogs, mas nem tudo está perdido pois existem diversas maneiras de promover tanto seu blog como os artigos do mesmo.

Abaixo você pode conferir algumas maneiras que utilizo para divulgar e atrair visitantes.

SEO
SEO - Search Engine Optimization.Aprender SEO é algo fundamental para quem deseja receber um bom número de visitantes em um determinado blog, caso você não queira se especializar nessa área é necessário que você contenha pelo menos um conhecimento básico no mesmo. Utilizar e melhorar o SEO pode lhe ajudar a ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca, assim aumentando suas visitas.
Existem diversas técnicas que você pode utilizar para melhorar o SEO de seu blog, mas tudo se resume ao ato de otimizar  as páginas e postagens de seu blog dessa forma você poderá ter mais chances de ter um bom posicionamento nos buscadores.
Estudar SEO também é necessário para que você não corra o risco de receber punições por atitudes ou omissões comitadas por você.

Redes Sociais
As redes sociais vem crescendo muito ultimamente e se tornando uma febre entre a maioria dos internautas. Onde muitos acessam seus perfis diversas vezes para receber atualizações. Por isso é necessário que você conecte seu blog as redes sociais, buscando sempre interagir com seus seguidores/amigos, compartilhar seus artigos.

Comentários em outros blogs
Comentários.Outra boa maneira muito utilizada por blogueiros é o ato de comentar artigos de outros blogs, sempre deixando o link de seu blog para atrair mais visitantes.
Também é importante que você faça comentários que enriqueçam o artigo que você está comentando, sempre agregando valor ao artigo, mostre o seu entendimento ou opinião sobre o conteúdo. Por isso não é recomendado a utilização de comentários do tipo "Gostei do artigo", "Muito bom", esses são alguns comentários que muitas vezes não trazem interesse de ninguém a clicar no link que você deixou na inscritura de seu comentário.

Guest post
Outra boa forma de divulgar seu blog e de se relacionar com outros blogueiros do segmento ( ou de segmentos relacionados ). Você pode criar um guest post ( post convidado ) em algum blog que aceite essa forma maneira. Essa tarefa não é fácil, pois você vai ter que produzir um artigo para outro blog e que ele seja de qualidade.
Mas por outro lado essa forma é uma boa maneira de divulgação a pouco prazo, onde você pode deixar links voltados para o seu blog.

Participe de fóruns
Participe de fóruns.
A participação em fóruns também é uma boa maneira de divulgação de seu blog. Normalmente quando criamos um perfil em fóruns podemos disponibilizar o endereço de nosso blog, dessa forma quem achar sua resposta ou comentário útil podem acessar o seu blog.
Procure sempre participar de fóruns que se relacionem ao seu tipo de nicho, assim essas visitas poderão se tranformar em leitores de seu blog.
Um bom fórum onde você pode buscar responder perguntas e agradar as pessoas é o Yahoo Respostas, que é um serviço de perguntas que normalmente são respondidas por pessoas que utilizam do serviço. Lembre-se de deixar links relacionados com as perguntas que você respondeu, e busque responder com qualidade, que é uma boa forma de atrair mais visitas.


E você utiliza de alguma maneira citada acima para divulgar seu blog? Utiliza de outra? Deixe o seu comentário.

Um comentário:

  1. Uso o Yahoo e as redes sociais, nunca tinha ouvido falar de SEO, muito bom o post ;)

    ResponderExcluir